quarta-feira, 4 de março de 2009

"Começar bem o dia ... com poesia!"

Em todo o agrupamento, professores e alunos iniciam frequentemente as actividades lectivas com a leitura de um poema. Esta actividade - "Começar bem o dia ... com poesia!" - encanta, de forma especial, todos os meninos dos nossos jardins de infância. É uma ternura ouvir nas suas bocas a palavra poesia. Um verdadeiro poema...
Aqui ficam alguns dos poemas preferidos das crianças do Jardim de Infância das Lages, bem como as respectivas ilustrações realizadas pelos mesmos. Os poemas são da autoria de Luís Infante e pertencem ao livro Poemas pequeninos para meninos e meninas, publicado pela Gailivro.

A almofada do luar

"Cai uma folha no Outono

Sobre a toalha de linho

E lembra-me a cor do sono

quando as aves fazem ninho.

É uma folha amarela

Que empurrada pelo vento

vem colar-se à janela

Sob o tecto do relento.

E eu, ao vê-la poisar,

Adormeço de repente

Na almofada do luar."

O cavalo e o sonho

Um cavalo de crina branca

entrou-me pelo sonho

com um alegre relinchar.

Levou-me para uma ilha,

que era a quinta maravilha

do seu mundo de brincar.

Quis-me ensinar a montar,

mas eu fui parar ao chão,

onde vi uma ferradura

em forma de coração.

Acordei sobre uma sela

com uma rédea na mão."

Sem comentários: