quinta-feira, 19 de março de 2009

Dia do Pai



Hoje celebra-se o Dia do Pai. Na escola-sede do nosso agrupamento leram-se, no âmbito da actividade "Começar bem o dia ... com poesia!", poemas sobre o Pai. Aqui os partilhamos com todos.

PAI

O Pai é um dos nomes
Que o afecto pode ter
E sabe a palavra certa
Que nos há-de proteger


O Pai é a magia,
De uma história inacabada
Quando dorme ao nosso lado
Nos braços da madrugada

O Pai é um livro aberto,
Onde há tanto para aprender
É o abraço apertado
Que nos ajuda a crescer!


José Jorge Letria, O meu Pai, Editora


MEU PAI EM MIM

Sei agora melhor o alheamento
e aquela espécie de melancolia
de meu pai. mais do que envelhecimento
era uma forma de sabedoria.


Um rir-se de seu próprio esquecimento
alguém que devagar se despedia
de tudo quanto nele era elemento
força beleza a própria pontaria.

E agora se me dói o pensamento
porque procuro um verso e não me sai
há uma voz que me diz: é tudo um vento.
E algures dentro de mim sorri meu pai.

Mnuel Alegre, Doze Naus, Publicações Dom Quixote

Sem comentários: