"As crianças tornam-se leitoras ao colo dos pais."
Emilie Buchwald
Emilie Buchwald
Hoje, dia 15 de Maio, celebra-se o Dia Internacional da Família. Este dia foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de Setembro de 1993. O Dia Internacional da Famíla promove a reflexão e a discussão acerca do conceito de família nas sociedades do mundo inteiro.
A família é o lugar por excelência para promover a leitura. Os filhos devem começar a ouvir histórias no colo quente da mãe e do pai. Com efeito, como afirma Emilie Buchwald, “as crianças tornam-se leitoras ao colo dos pais”. É, pois, muito importante, que as crianças descubram o prazer de ler muito antes de saberem ler, no calor doce e terno da família.
Os livros , as histórias lidas ao colo, no aconchego da cama, antes do sono embalar os sonhos, ou durante o dia, a qualquer hora, vão ajudar os mais pequenos a descobrir imensas coisas, a crescer e a ver os livros como companheiros de brincadeira e da vida.
Da mesma forma, se uma criança vê o pai , a mãe, os irmãos a lerem, terá mais probabilidades de se tornar um grande leitor. Sem a preciosa colaboração dos pais, as actividades de promoção da leitura que a biblioteca leva a cabo não seriam possível, obviamente. Queremos, com eles, desabrochar nos mais pequeninos o gosto pela leitura e pelos livros.
Sem comentários:
Enviar um comentário