"Nós não herdámos a terra dos nossos antepassados, pedimos emprestada aos nossos filhos"
Provérbio Índio
Celebra-se hoje o Dia Mundial da Terra. A 22 de Abril de 1970, o Senador norte-americano Gaylord Nelson, preocupado com o ambiente, realizou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Em 1990, vários países adoptaram a data como Dia Mundial da Terra. Em 2002, a Organização das Nações Unidas aprovou a Carta da Terra, uma espécie de Declaração de Direitos da Terra. Pode ler-se no preâmbulo desta carta:
“Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça económica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos a nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações”.
Para que a vida na Terra possa continuar, devemos, entre outros, respeitar os seguinte princípios:
Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade.
Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor.
Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas.
Garantir as dádivas e a beleza da Terra para as actuais e as futuras gerações.
Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam a vida.
Tratar todos os seres vivos com respeito e consideração.
Como se pode ler na Carta: “A escolha é nossa: formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida.”
Pode ler-se a Carta da Terra, na íntegra, em português, em
http://www.chartedelaterre.org/files/charter/charter_po.pdf
Sugestão de Leitura
E porque todos nós podemos, no nosso dia-a-dia, cuidar da Terra, aqui vai uma sugestão de leitura:
50 Coisas Simples que as crianças podem fazer para salvar a Terra, da responsabilidade do “The Earthworks group”, publicado pelo Instituto Piaget e disponível na SUA biblioteca.
Sem comentários:
Enviar um comentário