quinta-feira, 8 de maio de 2008

Boas Leituras I


Nos próximos dias, deixaremos aqui extractos de livros disponíveis na Biblioteca. Para despertar a vontade de ler... Os livros estão lá, à espera, ansiosos que alguém os abra e inicie, na sua companhia, uma grande viagem! Boas leituras!

(Imagem disponível em http://img510.imageshack.us/img510/2417/ilust4qz5.jpg)


"Não me lembro de como tudo começou. Só sei que passeava ao luar e sobre a neve havia uma fina camada de gelo. Era contudo estranho para um começo, já que as crianças não costumam passear à noite sozinhas na floresta. Via a lua, lá no alto, redonda como um balão, como se estivesse suspensa sobre os abetos. Mas, nessa noite, passaram-se coisas ainda mais estranhas.
Ao passar pela lagoa, onde, com o meu pai, costumava estender-me no chão para observar os girinos, apareceu de repente à minha frente um duende. Não teria estranhado se ele tivesse surgido furtivamente do arvoredo ou de outro lado qualquer, mas não foi assim que aconteceu. Sentado na neve, tentava lembrar-me de qualquer coisa que se me esvaíra do pensamento. Inesperadamente, como que surgindo algures fora da floresta, apareceu diante de mim um duende. À excepção do barrete vermelho que os duendes costumam usar, estava todo vestido de verde. Embora adulto, era muito mais baixo que eu.
Quando já o podia ver tão nitidamente como as árvores à minha volta ouço-o proferir as primeiras palavras:
- Com que então?”

in“ O Palácio do Príncipe Sapo”, de Jostein Gaarder, publicado pela Editorial Presença

Sem comentários: