segunda-feira, 27 de junho de 2011

Semana da Leitura

Ainda referente à Semana da leitura, divulga-se um trabalho realizado pelos alunos do pré-escolar de Teivas. Parabéns pelo trabalhode promoção da leitura e de protecção da Natureza!

Pedypapper do 4º ano

No dia 20 de Junho os alunos do 4º ano do Agrupamento, foram convidados a visitar a escola sede, com o objectivo de dar a conhecer não só o espaço, mas também as ofertas da futura escola. De uma forma lúdica e muito divertida os alunos, ao longo do dia, percorreram as várias etapas que constituiam este pedypapper. Na Biblioteca, os 9 grupos, depois de visitarem os vários espaços e as suas ofertas, foram convidados a ouvir uma fábula alusiva à Biblioteca e à importância da leitura para a aquisição de novos conhecimentos: "A cegonha e a tartaruga", retirada da obra "Três Fábulas" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
No final, a Professora Bibliotecária, com o objectivo de fornecer um registo desta actividade, elaborou marcadores de livros alusivos ao tema, contendo numa das faces a mensagem a reter e os alunos foram carimbados nos braços com uma pequena tartaruga, simbolizando o gosto pelos livros e pela leitura.


terça-feira, 21 de junho de 2011

Quem conta um conto...acrescenta um ponto



Com o objectivo de estimular hábitos de leitura e de escrita, a BE/CRE em articulação com Língua Portuguesa fez a divulgação e sensibilização para a participação no concurso "Quem conta um conto...acrescenta um ponto", promovido pelo semanário SOL e PNL. Neste âmbito, foram lidas várias obras e acrescentados "vários pontos". Como reconhecimento do trabalho dos alunos e as boas práticas de leitura , o Semanário Sol ofereceu uma caderneta "Gerónimo Stilton" e uma saqueta de cromos a todos os alunos da turma da aluna seleccionada, Cristiana Martins do 6ºC, que, ao conto "Amor de Perdição" de Camilo Castelo Branco, adapatado para os mais novos por Pedro Teixeira Neves, acrescentou...




O Poder do Amor

A distância da terra ao céu decorreu na tranquilidade dos sonhos que preenchiam o coração de Simão e de Teresa. Guardavam nesta caixa mágica todas as memórias e recordações do seu amor.
Nas gavetas das suas almas guardavam sonhos de uma vida harmoniosa, repleta de felicidade, numa casinha perto de Coimbra, rodeada de muito arvoredo, perfumada de flores onde pairavam melodiosas sinfonias de aves.
A viagem foi longa, longa, longa…
Simão aproveitou esta viagem para ler as últimas cartas de Teresa.
A sua fé, no reencontro com Teresa, no céu, aumentava a cada segundo que passava.
Teresa, que sempre acreditou, que noutra existência haveriam de viver o seu grande amor, deliciava-se com a paisagem do universo, com o poder da magia que envolve o mundo e o percurso até à entrada no paraíso. De nuvem em nuvem via cada momento do seu amor por Simão. Sentia cada palavra de amor que o seu amado cantava ao seu ouvido. Agora as lágrimas que guardara nas gavetas das suas lembranças transformavam-se em pétalas perfumadas de felicidade eterna. E cantarolava, cantarolava:
«Quando lá chegar
Vou ficar a ouvir-te
De noite, ao luar
E para sempre te amar
Lá, lá, lá…»
Chegou o dia do reenconto.
A força, o poder do amor venceram.
Finalmente, construíram a sua vida na eternidade.
O céu iluminou-se de estrelinhas cintilantes, o fogo de artifício para abençoar esta união.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dia Mundial da Criança

Para que todos tenham uma infância feliz, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um conjunto de direitos para as crianças. É a Declaração Universal dos Direitos da Criança, escrita em 1959.
Essa declaração assegura que todas as crianças tenham direitos iguais. Elas não podem sofrer distinção ou discriminação por motivo de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição.
Casa, comida e remédio não podem faltar. Desde o nascimento, toda criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, tem direito a crescer e se desenvolver com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas.
A Declaração diz também que as crianças com deficiências físicas ou mentais devem ter tratamento, educação e cuidados especiais.
Podes obter mais informações sobre os direitos das crianças na tua Biblioteca, ou consultando os seguintes sites:




http://www.notapositiva.com/temp/diadacrianca.htm
(Listagem dos melhores sites sobre o Dia da Crianças)
http://www.canalkids.com.br/unicef/declaracao2.htm
(Declaração dos direitos da criança e muitos informações sobre cidadania)

Feira à nossa moda

Hoje no nosso Agrupamento viveu-se um dia de festa. Houve balões, pinturas, jogos tradicionais, muita música e alegria. Alunos e pais conviveram, divertiram-se e fizeram muitas compras nas diversas barraquinhas que compunham a Feira à nossa moda. A Biblioteca em colaboração com o Departamento de Línguas também deu o seu contributo.
Veja aqui os trabalhos realizados pelos 6ºB e 6ºC: