Estão aí, à porta, as férias lectivas de Verão! Depois de um ano inteiro de trabalho, uns meses para os alunos descansarem e aproveitarem o que a vida tem de melhor: os livros, o sol, as festas, a amizade. Para os professores, menos tempo de férias, mas vividas com a intensidade de quem sabe que os dias passam velozes e é preciso agarrar cada momento, sobretudo aqueles que nos enchem o coração de alegria e nos retemperam as forças.
Foi mais um ano em que se tentou investir, na medida das nossas possibilidades, na promoção da leitura. Sabemos que a leitura pode mudar a vida dos nossos alunos. Como dizia a apresentação que fizemos aos Pais e Encarregados de Educação no início do ano lectivo, temos a certeza que a melhor forma de semear o Futuro dos nossos alunos é fazer deles leitores competentes.
A leitura é viagem. Encontro. Abraço. Sol e mar. Janelas abertas. Brisa. Maresia. Aconchego. Embalo. Vertigem. Abismo. Horizonte. Espaço. Luar. Infinito...
Ler dá poder. De sermos outros. De sermos nós de forma mais perfeita. De vivermos de forma mais intensa. De vivermos de todas as formas possíveis. De vermos a vida com olhos de muita gente, sem sairmos do nosso canto. Apenas com um livro aberto nas nossas mãos em concha.
Os livros são apenas, como dizia Fernando Pessoa, “ papéis pintados com tinta”, mas levam-nos para muitos lugares dentro e fora de nós. José Jorge Letria diz que “apetece chamar-lhes irmãos, tê-los ao colo, afagá-los com as mãos…”. E agradecer a todos os autores do mundo, a quem escreve e partilha palavras que nos permitem inúmeras viagens.
Que as próximas férias lectivas sejam férias aLeR+ para todos! Que os livros sejam companheiros de manhãs de preguiça ou de tardes de sol à beira-mar.
Desejamos a todos boas férias e boas leituras!
Desejamos a todos boas férias e boas leituras!