quarta-feira, 31 de março de 2010

Dia 2 de Abril de 2010 - Dia Internacional do Livro Infantil


Na próxima sexta-feira, dia 2 de Abril, celebra-se o Dia Internacional do Livro Infantil. Aqui fica a mensagem do IBBY (International Board on Boooks for Young People) para este dia especial.
Um livro espera-te. Procura-o .

Era uma vez
um barquinho pequenino,
que não sabia,
não podia
navegar.

Passaram uma, duas, três,
quatro, cinco, seis semanas,
e aquele barquinho,
aquele barquinho
navegou.


Antes de se aprender a ler aprende-se a brincar. E a cantar. Eu e os meninos da minha terra entoávamos esta cantiga quando ainda não sabíamos ler. Juntávamo-nos na rua, fazendo uma roda e, ao despique com as vozes dos grilos no Verão, cantávamos uma e outra vez a impotência do barquinho que não sabia navegar.
Às vezes construíamos barquinhos de papel, íamos pô-los nos charcos e os barquinhos desfaziam-se sem conseguirem alcançar nenhuma costa.
Eu também era um barco pequeno fundeado nas ruas do meu bairro. Passava as tardes numa açoteia vendo o sol esconder-se à hora do poente, e pressentia na lonjura – não sabia ainda se nos longes do espaço, se nos longes do coração – um mundo maravilhoso que se estendia para lá do que a minha vista alcançava.
Por detrás de umas caixas, num armário da minha casa, também havia um livro pequenino que não podia navegar porque ninguém o lia. Quantas vezes passei por ele, sem me dar conta da sua existência! O barco de papel, encalhado na lama; o livro solitário, oculto na estante, atrás das caixas de cartão.
Um dia, a minha mão, à procura de alguma coisa, tocou na lombada do livro. Se eu fosse livro, contaria a coisa assim: «Certo dia, a mão de um menino roçou na minha capa e eu senti que as minhas velas se desdobravam e eu começava a navegar».
Que surpresa quando, por fim, os meus olhos tiveram na frente aquele objecto! Era um pequeno livro de capa vermelha e marca-de-água dourada. Abri-o expectante como quem encontra um cofre e ansioso por conhecer o seu conteúdo. E não era para menos. Mal comecei a ler, compreendi que a aventura estava servida: a valentia do protagonista, as personagens bondosas, as malvadas, as ilustrações com frases em pé-de-página que observava uma e outra vez, o perigo, as surpresas…, tudo isso me transportou a um mundo apaixonante e desconhecido.
Desse modo descobri que para lá da minha casa havia um rio, e que atrás do rio havia um mar e que no mar, à espera de partir, havia um barco. O primeiro em que embarquei chamava-se Hispaniola, mas teria sido igual se se chamasse Nautilus, Rocinante, a embarcação de Sindbad ou a jangada de Huckleberry. Todos eles, por mais tempo que passe, estarão sempre à espera de que os olhos de um menino desamarrem as suas velas e os façam zarpar.
É por isso que… não esperes mais, estende a tua mão, pega num livro, abre-o, lê: descobrirás, como na cantiga da minha infância, que não há barco, por pequeno que seja, que em pouco tempo não aprenda a navegar.

ELIACER CANSINO

Tradução: José António Gomes
Eliacer Cansino Macías (Sevilha, 1954) é professor de Filosofia numa escola de Sevilha, desde 1980, e autor de romances para jovens e adultos. Em 1997, recebeu o Prémio Lazarillo por O Mistério Velázquez, recriação da vida do anão Nicolasillo Pertusato e da sua relação com Velázquez. Em 1992, foi-lhe outorgado o Prémio Internacional Infanta Elena pelo livro Eu, Robinsón Sánchez, tendo naufragado, obra que foi também finalista do Prémio Nacional de Literatura Infantil, de Espanha. Em 2009, recebeu o Prémio Anaya de Literatura Infantil e Juvenil por Um Quarto em Babel. O lápis que encontrou o seu nome (2005). Tem muitos outros títulos editados.

A Mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil é uma iniciativa do IBBY (International Board on Books for Young People), difundida em Portugal pela APPLIJ (Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil), Secção Portuguesa do IBBY.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia do Pai

Imagem disponível em troll-urbano.weblog.com.pt/arquivo/pai.bmp


a cadeira está vazia, um corpo ausente
não aquece a madeira que lhe dá forma


e não ouço o recado que me quiseste dar
nem a tua voz forte que grita meninos
na hora de acordar
ouço o teu abraço, no corredor em gaia
e os olhos molhados pela inusitada despedida


o sol foge
mas o crespúsculo desenha a sombra que
tenho colada aos pés
ou o espelho, coberto com a tua face


pai, digo-te
a minha sombra és tu


Jorge Reis-Sá
in " a alma não é pequena - 100 poemas portugueses para sms"

quarta-feira, 10 de março de 2010

Semana da Leitura na Escola do 1.º CEB de Teivas


Também na Escola do 1.º CEB de Teivas se realizaram múltiplas actividades ao longo da Semana da Leitura. Deixámos aqui o registo fotográfico de uma delas: a dramatização de "O Nabo Gigante" de Alexis Tolstoi. Que festa!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Semana da leitura na Escola do 1.º CEB de S. João de Lourosa


Ao longo da semana de 1 a 5 de Março, a biblioteca de S. João de Lourosa assistiu a várias sessões baseadas na história "O Nabo Gigante", de Alexis Tolstoi, dinamizadas pela professora Isabel Amaral. Na sexta-feira tive o privilégio de participar, tal como as crianças do 4.º ano, nesta história fabulosa. Foi uma alegria ver todos a contar e a viver a história!

Deixo aqui uma animação realizada por meninos do 1.º ciclo do Jardim-Escola S. João de Deus de Coimbra baseada nesta história.

Semana da leitura no Jardim e na Escola do 1.º CEB das Lages

A SEMANA DA LEITURA NA NOSSA SALA

A Semana da Leitura na nossa escola comemorou-se de 1 a 5 de Março. Foram muitos, pais e familiares, que quiseram participar e colaborar nas nossas actividades.
Na terça-feira, a mãe da Filipa, veio ler uns poemas, dos quais destacamos: “Balada da Neve”. A prima da Sara veio ler-nos uma história da Anita. Na sexta-feira, a mãe do Francisco, veio contar nos a história do “Gigante egoísta” e a história “Ouro branco”. Das 9h30 às 10h, lemos na sala
Gostámos destas histórias e poemas, pois gostamos de receber visitas na nossa sala.
A Semana da Leitura foi muito positiva, vieram muitos familiares ler para nós. Ler é muito importante, pois melhoramos os nossos conhecimentos, aprendemos coisas novas, ajuda nos a pensar melhor, a escrever e a falar melhor. Podemos viajar, sem levantar os pés.
Quando lemos um livro, podemos imaginar como são os outros povos, as outras terras, outros hábitos…
Os livros são fonte de sabedoria, fantasia, divertimento…!


No âmbito do projecto “Semana da Leitura”, o Jardim-de-Infância das Lages contou com a participação de um Encarregado de Educação. Este veio à escola contar a história “ Os dez anõezinhos da Tia Verde Água”.

POEMA

Tia Verde Água deixou uma mensagem,
Na vida todos devemos trabalhar.
Acima de tudo sermos honestos,
Para que o mundo possa mudar.

sexta-feira, 5 de março de 2010

TODOS A LER!

Realizou-se hoje, entre as 9.30H e as 10H, a actividade "Todos a ler!". O Agrupamento parou para celebramos a leitura da forma mais perfeita: lendo. Sentiu-se na escola sede um clima muito especial ao longo dessa meia hora em que, por todo o lado, como documentam as fotografias, se leram livros, revistas, jornais, e-books...



Todos a ler....


na biblioteca...




na sala de aula...










no corredor ...




na secretaria...



na reprografia...





na papelaria...




na sala dos professores...


na sala de convívio dos alunos...


na cozinha...

na escola do 1.º CEB de S. João de Lourosa...


Boas leituras para todos!

quinta-feira, 4 de março de 2010

Ler pode tornar as pessoas perigosamente mais humanas...

“A leitura é, em primeiro lugar, um prazer e os prazeres não se impõem, comunicam-se por contágio.”

Savater (2006)


Porque devemos começar a ler quando ainda não sabemos ler...




Porque ler inspira as crianças...



Porque ler pode tornar as pessoas perigosamente mais humanas...




Savater, F. (2006)“Um bom mestre tem de ser um pouco ignorante”- Entrevista de Mário Santos a Fernando Savater, in Suplemento Mil Folhas (p.4-6). Jornal Público de 1 de Julho de 2006.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Sessão com contador de histórias

A nossa biblioteca está cheia de meninos e meninas dos Jardins de infância do nosso Agrupamento, deliciados a ouvir as histórias contadas pelo Carlos Henriques, da Biblioteca Municipal de Nelas. Oiço os seus risos cristalinos, as suas palmas e as suas participações nas histórias "Agora não, Duarte!", "É uma râ?" , "Um pesadelo no meu armário"... Os meninos do Jardim de Infância das Lages trazem uma coroa onde se pode ler "Um livro é um amigo". Que privilégio este de apresentar livros, de contar histórias, de fazer descobrir palavras e mundos novos a estes meninos e aumentar assim, desta forma mágica, o seu número de amigos!



Um obrigado muito especial ao Carlos Henriques e a todas as educadoras do nosso Agrupamento - incansáveis na promoção da leitura junto dos mais pequeninos.
Boas leituras!

terça-feira, 2 de março de 2010

Pais partilham leituras


Hoje, na turma A do 9.º ano, a mãe de um aluno, no âmbito da actividade "Conto contigo...", partilhou com esta turma um livro lido há muitos anos e que, de alguma forma, marcou a sua vida "Os Filhos da Droga", de Christiane F. . Os alunos ouviram com atenção extractos do livro e trocaram impressões sobre a temática abordada. Foi sobretudo muito interessante e enriquecedor termos na sala de aula professores, mãe e alunos numa conversa muito agradável à roda de um livro.


Ao longo desta semana teremos mais pais a ler e a falar de livros nas nossas salas de aula.
Boas leituras!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Páginas de Liberdade

A Biblioteca transformou-se hoje numa sala de cinema muito especial. O filme "Páginas de Liberdade" e a sua mensagem de esperança associada à leitura e à escrita tocaram todos os que visualizaram este interessante filme baseado numa história verídica (do aclamado best-seller, The Freedom Writers Diary).

Um livro - O Diário de Anne Frank - e a escrita de um diário, aliados à força surpreendente de uma grande professora, leva os alunos de um bairro problemático a ter esperança no Futuro e a mudar, com as próprias mãos, as suas vidas.
A não perder!