segunda-feira, 22 de abril de 2013

Encontro com Margarida Fonseca Santos


Hoje, apesar dos contratempos e das falhas inoportunas da Internet, os alunos do 8.º ano estiveram à conversa com a escritora Margarida Fonseca Santos, a propósito do livro "Saber ao certo". 

Este encontro acontece no contexto do projeto "Encontrar o Outro nos livros", da responsabilidade da professora bibliotecária, em articulação com os diretores de turma Eulália Cruz, Delfim Figueiredo e Margarida Caldeira. Este projeto tem como objetivos promover a formação da cidadania global dos leitores adolescentes pelo encontro com imagens sociais e culturais do Outro presentes em produções literárias de potencial receção juvenil, desenvolver atitudes de respeito pelo Outro e promover a educação intercultural.

 O livro aborda a questão da homossexualidade do ponto de vista do sofrimento de alguém que teme ser rejeitado e discriminado pela sua diferença. Foi uma conversa muito agradável à volta de um livro muito interessante, que despoleta a reflexão sobre a forma como olhamos o Outro homossexual. A força das palavras na luta contra o preconceito e a discriminação.

1 comentário:

Margarida Fonseca Santos disse...

Queridos amigos leitores, para mim foi mesmo muito importante falar convosco. Gostei imenso de falar convosco. Havemos de nos encontrar de novo!
Um grande beijinho, obrigada a todos