terça-feira, 21 de junho de 2011

Quem conta um conto...acrescenta um ponto



Com o objectivo de estimular hábitos de leitura e de escrita, a BE/CRE em articulação com Língua Portuguesa fez a divulgação e sensibilização para a participação no concurso "Quem conta um conto...acrescenta um ponto", promovido pelo semanário SOL e PNL. Neste âmbito, foram lidas várias obras e acrescentados "vários pontos". Como reconhecimento do trabalho dos alunos e as boas práticas de leitura , o Semanário Sol ofereceu uma caderneta "Gerónimo Stilton" e uma saqueta de cromos a todos os alunos da turma da aluna seleccionada, Cristiana Martins do 6ºC, que, ao conto "Amor de Perdição" de Camilo Castelo Branco, adapatado para os mais novos por Pedro Teixeira Neves, acrescentou...




O Poder do Amor

A distância da terra ao céu decorreu na tranquilidade dos sonhos que preenchiam o coração de Simão e de Teresa. Guardavam nesta caixa mágica todas as memórias e recordações do seu amor.
Nas gavetas das suas almas guardavam sonhos de uma vida harmoniosa, repleta de felicidade, numa casinha perto de Coimbra, rodeada de muito arvoredo, perfumada de flores onde pairavam melodiosas sinfonias de aves.
A viagem foi longa, longa, longa…
Simão aproveitou esta viagem para ler as últimas cartas de Teresa.
A sua fé, no reencontro com Teresa, no céu, aumentava a cada segundo que passava.
Teresa, que sempre acreditou, que noutra existência haveriam de viver o seu grande amor, deliciava-se com a paisagem do universo, com o poder da magia que envolve o mundo e o percurso até à entrada no paraíso. De nuvem em nuvem via cada momento do seu amor por Simão. Sentia cada palavra de amor que o seu amado cantava ao seu ouvido. Agora as lágrimas que guardara nas gavetas das suas lembranças transformavam-se em pétalas perfumadas de felicidade eterna. E cantarolava, cantarolava:
«Quando lá chegar
Vou ficar a ouvir-te
De noite, ao luar
E para sempre te amar
Lá, lá, lá…»
Chegou o dia do reenconto.
A força, o poder do amor venceram.
Finalmente, construíram a sua vida na eternidade.
O céu iluminou-se de estrelinhas cintilantes, o fogo de artifício para abençoar esta união.

Sem comentários: